quarta-feira, 7 de maio de 2014

Como fazer o Cronograma Capilar

PARA COMEÇAR, NÃO ADIANTA QUERER CUIDAR DO CABELO SEM QUERER LER. A PARADA É GRANDE, MESMO!!
Então, eu fiquei de falar do Cronograma Capilar na outra semana. Soube a respeito do mesmo através da minha amiga Rosemary Carvalho e da comunidade "Hidratação Capilar!!".

Para que serve o cronograma?
 Para a reposição das necessidades que o seu cabelo tem. Nosso cabelo precisa de reposição hídrica, lipídica e proteica. Qualquer um pode fazer o cronograma, mas ele é especialmente indicado para quem está com algum dano no cabelo (normalmente, pessoas que fazem o uso de química no cabelo é que pesquisam a respeito)

O cabelo necessita passar por três fases desse tratamento: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO.

Hidratar é fazer reposição hídrica (de água) no cabelo, retendo a umidade sobre a citícula, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade.
Existem linhas para a hidratação que vão do xampu ao leave-in. Você pode adquirir tudo... xampu, condicionador, máscara e leave-in. Até porque, a hidratação é o processo mais feito dentro do cronograma capilar. Eu quero dizer é que você não pode reconstruir mais do que hidratar. Não se coloca proteína em um cabelo ressecado. Dá merda, seu cabelo pode ficar duro ou até quebrar se você exagerar em reconstrução. Enfim, a gente fala de hidratação depois.
CLARO, todo mundo deve saber fazer uma hidratação, não é? De boas, eu só uso máscara para isso. Adquira uma máscara própria para hidratação (geralmente na máscara fala que é para hidratação e tal, ou, se não, fala que ela é nutritiva, ou reestruturadora e tal... aí você já sabe que não se encaixa em hidratação) e após lavar os cabelos com xampu (o xampu serve para abrir as cutículas do cabelo e prepará-lo para a penetração da máscara), utilize uma colher de plástico para pegar a máscara (sim, colher de plástico! Se você colocar mãozona no pote, você pode prejudicar as propriedades da máscara, como alterar o pH, etc. Também não pode ser colher de metal, porque pode promover oxidação do produto) e espalhe bem nas mãos antes de achar que seu cabelo precisa se afogar em máscara. Deixe de 3 a 4cm da raiz. Nada de máscara na raiz. Pode prejudicar o couro cabeludo com irritações, caspas e até prejudicar o crescimento do cabelo.
Geralmente, nas máscaras há a instrução do tempo estimado para que o produto fique no cabelo. Cara, já vi máscaras que só podem ficar 7 a 8min no cabelo, porque se não, fica uma meleca. Outros podem ficar até 30min. Depende de cada produto e como o produto é seu, cabe a você adquirir sua experiência com ele, porque cada cabelo é único e nunca as experiências são iguais... apenas podemos estabelecer comparações.

Nutrir é repor os nutrientes perdidos pelos fios. Também existem linhas completas nutritivas, entretanto, haja dinheiro para isso. No meu caso, eu utilizaria (ainda não adquiri a máscara) uma máscara que se volte para nutrição e também umectação. O que é a umectação? É o "banho de óleo" que você promove aos fios. Aham. Óleo de coco, óleo de argan, óleo de semente de uva, óleo de karité e até azeite de oliva, tá?! É distribuir o óleo pelos fios (novamente, sem pegar na raiz, porque a raiz já produz a oleosidade do cabelo. A intenção é nutrir onde essa oleosidade não chega, ou seja, nas pontas e no meio das madeixas) e deixar por umas 3h. Eu já fiz umectação com óleo de coco e com azeite, ambos deram ótimos resultados. Todavia, tome cuidado na hora de adquirir seu óleo. Nas farmácias, vende-se óleo bem baratinho mas atrás, em sua composição está escrito "CONTÉM ÓLEO MINERAL (MINERAL OIL) OU PARAFFINUM LIQUIDUM (PARAFINA LÍQUIDA)" que não devem estar na composição. Os óleos minerais não são solúveis em água e impedem a penetração dos produtos hidratantes nos fios, como quando você for usar uma máscara; vai adiantar de porra nenhuma... Então cuidado na hora de comprar o seu óleo! Leve o cabelo com xampu, passe o óleo, deixe o tempo determinado e depois lave de novo com o xampu. Eu não sei outras pessoas, mas eu sempre uso condicionador para fechar as cutículas do meu cabelo depois. Não fica bom sem condicionador, para mim.

Reconstruir é repor a massa capilar, a queratina (seus aminoácicos; cisteina, serina , prolina, argilina), Colágeno. Também tem toda uma linha e mimimi. Só vou comprar a máscara. Existem vários produtos para a reconstrução, mas cada fio tem uma necessidade. Você precisa saber se o seu fio realmente tem a necessidade de ser reconstruído. Ele está poroso? Quebradiço?  Caindo? Emborrachado? Procure um produto que confira a necessidade dos seus fios!

 
 
 PÔ, EU FAÇO ISSO À MODA BOI? 
Não, rapaz. Você não faz isso de qualquer jeito. É um cronograma que resulta em um ciclo. Logo, você vai ver que nem vai usar mais condicionador, porque vai acabar usando só máscara....

Primeira semana: HIDRATAÇÃO / HIDRATAÇÃO / NUTRIÇÃO
Segunda semana: HIDRATAÇÃO / HIDRATAÇÃO / NUTRIÇÃO
Terceira semana: HIDRATAÇÃO / HIDRATAÇÃO / RECONSTRUÇÃO

EU pauso 48h a cada tratamento (pode pausar até 72h). Ou seja, se eu hidratar na segunda, vou hidratar de novo só na quinta. "Ahh, mas HEIN, eu não vou lavar o cabelo até quinta, então? Mas se eu cair numa fossa e pá" 
Não, cara. Você pode lavar seu cabelo, sim... mas se você lavar todo dia, você retira a oleosidade natural do cabelo e ele resseca e pode até ter pontas duplas.

CLARO, esse é o cronograma fixo que roda por aí, na internet. Você pode fazer o seu cronograma à necessidade do seu fio. Ao longo do tempo, você vai notar se seu cabelo precisa mais de H (hidratação), R, ou N. Há cabelos que vão precisar ser reconstruídos apenas uma vez ao mês, outros, que precisarão disso duas ou três vezes. Cabelos virgens geralmente precisam mais de H e N... cabelos com química e principalmente descoloridos choram por R. Em suma, cada cabelo tem uma necessidade. O filho é teu e tu deves aprender a cuidar.  
Basicamente, é isso. Não tem segredo... só quem segue o cronograma, sabe os bons resultados que vêm!




2 comentários:

  1. Eu posso usar uma máscara para nutrição junto com o óleo? Posso usar quais óleos, pois não tenho ideia de qual comprar.
    na reconstrução seria melhor queratina em gel, líquida ou xampo e condicionado a base dela?
    Adorei o Blog, Parabéns!
    Por favor, me esclareça essas dúvidas
    Bjs

    ResponderExcluir